Será, talvez, a mais bela canção de amor que Samuel Úria escreveu e, seguramente, uma das que ficará para sempre no cancioneiro nacional – “Um adeus português”. O single/EP agora publicado (LINK) com o título “Um (outro) adeus português” junta à versão que integra o recente álbum “2000 A.D.” duas outras: “Um (outro) adeus português”, uma releitura em que a guitarra acústica e o quarteto de cordas intensificam as palavras cantadas por Samuel Úria, numa assumida ode a Alexandre O’Neiil e ao seu poema, evidente inspiração deste tema; e a versão instrumental, que não se entenda por “versão karaoke”, reveladora da densidade musical que esta composição música contém e que, adivinhamos, ganhará vida, também, em paralelo com a poesia.

“Um (outro) adeus português” surge na sequência da publicação em Dezembro passado do longa duração “2000 A.D.” que, a par do tema-título, destacou ainda “Kuchisabishii”. Presente nas principais listagens de “os melhores do ano”, o novo disco tem exposto a personalidade artística de Samuel, desta feita numa  abordagem única ao quotidiano que vivemos. Singular na sua escrita, construiu em torno do imaginário do “ano 2000” e das esperanças românticas que a chegada do novo século gerou à época, uma abordagem poética e musical que se traduz em nove temas memoráveis, registos da sua invulgaridade criativa.

Performer raro, Samuel Úria tem nas suas apresentações ao vivo uma marca inimitável, vagueando entre o íntimo e explosivo como ninguém. No próximo dia 8 de Março, a celebração do Dia da Mulher vai decorrer no Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim. Adivinhamos que “Um adeus português” será um dos temas a subir a palco, integrando a armada de canções de “2000 A.D.” em que a apresentação assentará. Pelas características da ocasião, antevemos ainda que “Mulher eu sei”, um original do brasileiro Chico César, terá lugar de destaque no alinhamento da noite.

A divulgação ao vivo de “2000 A.D.” prosseguirá depois a partir de 29 de Março, com uma apresentação no Cineteatro S. João do Entroncamento, para o restante país, destacando-se a presença no Vodafone Paredes de Coura em Agosto e passagens pelos Coliseus de Lisboa e Porto a 11 e 17 de Outubro, respectivamente.

“2000 A.D.” é uma edição apoiada pelo Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores e um disco Antena 3.

O ano 2000 já chegou. E recomenda-se!

Vachier & Associados
Share This
X