SAMUEL ÚRIA RECEBE “PRÉMIO JOSÉ DA PONTE”

Foi ontem divulgada pela Sociedade Portuguesa de Autores a atribuição do “Prémio José da Ponte” a Samuel Úria. A distinção, destinada a destacar jovens criadores, foi justificada pela “criação de uma obra que seja já hoje reconhecida pelo público e pela crítica”.

A atribuição do galardão apanhou Samuel Úria de surpresa,  para mais em dia de aniversário: “O anúncio do Prémio José da Ponte – galardão destinado a jovens – apanhou-me no dia certeiro em que a cronologia poderia contestar essa juventude. Mas, enquanto vou amontoando rugas de expressão, percebo que muitas são destes sorrisos de gratidão. Tal sensação rejuvenesce-me. A vénia com que escrevo é flexível, sem queixas da coluna: a de um jovem”. E prossegue: “Sou grato à Sociedade Portuguesa de Autores pelo apoio constante. A maior honra hoje, contudo, é a forma como a SPA enaltece o meu público – todos esses ouvidos generosos que me concedem atenção. Nem sempre vos facilito a vida, mas persistem em antecipar fogo no carvão que vou mostrando. Um profundo, e rejuvenescido, obrigado.”

Esta é a segunda vez que a Sociedade Portuguesa de Autores distingue o “trovador das patilhas”. Já em 2014 recebeu o prémio “Melhor Canção” para “Lenço Enxuto”, tema incluído no seu álbum “O Grande Medo do Pequeno Mundo”.

Para a conquista do “Prémio José da Ponte” não terá sido alheio o facto de no ano passado ter publicado “Marcha Atroz”, um mini-álbum com quatro temas (ver e ouvir abaixo), que acompanhou a chegada aos escaparates da sua discografia oficial em formato de vinil:
“Em Bruto” (2008)
“Nem Lhe Tocava” (2009)
“O Grande Medo do Pequeno Mundo” (2013)
“Carga de Ombro” (2016)

A par das criações que ele próprio interpreta, Samuel Úria tem também na composição para outros uma das suas actividades artísticas – Ana Moura, Clã, António Zambujo, Cláudia Pascoal, HMB ou Marta Hugon, estão entre os que registaram em disco canções da autoria de Úria.

No final da semana passada, Samuel Úria anunciou a realização em Outubro de temporadas de concertos em dois dos mais emblemáticos clubes de Lisboa e Porto – o Musicbox e o Maus Hábitos, respectivamente – com o sugestivo título de “Pés de Roque Enrole”.

AGENDA
20 SET – MOAGEM, FUNDÃO
3, 4 E 5 OUT – MUSICBOX, LISBOA
9 E 10 OUT – MAUS HÁBITOS, PORTO
11 OUT – AUDITÓRIO ESPAM, VN SANTO ANDRÉ
01 NOV – FESTIVAL CITY SOUND, ANGRA DO HEROÍSMO
02 NOV – FESTIVAL LUX INTERIOR, COIMBRA

Próximos Eventos

Atualmente não existem eventos nesta lista

Contactos

VACHIER & ASSOCIADOS
PRODUÇÃO DE ESPECTÁCULOS, LDA

Rua Frei Joaquim de Santa Rosa de Viterbo, 15
1600-230 Lisboa - PORTUGAL

Tel: (+351) 21 416 83 00
Fax: (+351) 21 416 83 09

vachier@vachier.pt

MANAGEMENT
Paulo Salgado
paulosalgado@vachier.pt

AGENCIAMENTO
Patrícia Pinto
ticha@vachier.pt

CONTABILIDADE
Cátia Gonçalves
catiagoncalves@vachier.pt

Newsletter

Vachier & Associados
Share This
X