BEST YOUTH

Best Youth são um duo Indie Pop do Porto, formado por Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas.

O seu EP de estreia “Winterlies” foi lançado de forma independente em 2011 e re-editado, no final do mesmo ano, pela Optimus Discos. O primeiro e único single do EP “Hang Out”, foi um dos maiores êxitos de 2012, chegando ao topo dos airplays das mais importantes rádios nacionais. Nesse mesmo ano, os Best Youth foram distinguidos pela revista francesa “Les Inrocks” como uma das principais bandas portuguesas a seguir. Ainda em 2012, tocaram os maiores festivais de Verão como Optimus Alive, Mexefest, Paredes de Coura, SWTmn e Optimus Primavera Sound.

Após a tour de Verão, os Best Youth gravaram um álbum em conjunto com We Trust sob o nome “There Must be a Place”. Lançado no Natal de 2012, o álbum incluía versões de ambas as bandas e duas novas canções de Best Youth, onde se destaca o aclamado single “Nice Face”. Durante o ano de 2013, “There Must be a Place” esteve em tour por Portugal chegando, em um dos concertos, a fazer as honras de abertura para “Father John Misty”.

Ainda em 2013, como Best Youth, lançaram um single isolado “Still Your Girl” que, mais uma vez, teve em airplay constante nas principais rádios portuguesas e recebeu reconhecimento em Espanha, onde foram nomeados e receberam dois prémios “Cáceres Pop Eye Awards”: um como melhor banda europeia para Best Youth e outro como melhor revelação europeia para There Must be a Place.

Este também foi o ano onde deram um dos seus maiores concertos, no palco da D´bandada, que juntou mais de 50000 pessoas na Praça dos Leões e arredores no Porto. De seguida tocaram o Glimps Festival na Bélgica, um festival especializado na divulgação de novas bandas europeias. No final do ano, começaram a trabalhar no seu primeiro álbum que seria lançado em 2015.

Em 2014, os Best Youth juntaram-se a Moullinex e compuseram uma música para a compilação asiática “T(h)ree vol. 3” chamada “In the Shade”. A música foi lançada no Verão de 2014 and chegou ao topo das maiores rádios nacionais, permanecendo no topo dos charts durante meses.

O ano de 2015 marcou o lançamento do seu primeiro LP “Highway Moon”, tornado público no dia 30 de Março. Os três primeiros singles, “Red Diamond”, “Mirrorball” e “Black Eyes” chegaram a número 1 na Antena 3  e o álbum, para além de ter recebido excelentes críticas quer em território nacional, quer internacional, foi considerado um dos álbuns do ano nas principais publicações portuguesas. A tour incluiu concertos no SuperBock SuperRock, Mexefest, espectáculos esgotados em salas como o Hard Club no Porto e Theatro Circo em Braga, concertos no Reino Unido e Hungria e, para acabar em grande, tocaram no palco principal do Paredes de Coura em 2016.

2017 começou com o Festival Eurosonic na Holanda, onde foram considerados pelos media internacionais como uma das 10 bandas a seguir durante o evento. O seu novo single “Renaissance”, lançado a 25 de Janeiro, foi listado como um dos oito vídeos da semana na revista francesa “Les InRockuptibles”.

Depois de terem esgotado a primeira edição do “Highway Moon”, os Best Youth voltaram a lançar o disco com duas músicas novas e uma versão live de “Infinite Stare”. A nova edição do álbum foi lançada pela Station 5, uma editora inglesa cujo o dono trabalhou com bandas como os “The Fugees”, Lauryn Hill, “Primal Scream”, “Prefab Sprout”…

2018 marca o lançamento do seu segundo LP “Cherry Domino”. O primeiro single “Midnight Rain” entrou directamente para o top da Antena 3 e o segundo single “Nightfalls” foi produzido pelo Patrick Wimberley que já trabalhou com nomes como MGMT, Solange, Beyoncé, Blood Orange…

Tal como “Highway Moon”, “Cherry Domino” foi destacado pelas principais publicações nacionais como um dos melhores álbuns do ano e a Europavox considerou os Best Youth como uma das 30 melhores bandas europeias e o disco é estreado ao vivo em Lisboa no Estúdio Time Out e no Porto na Casa da Música com sala esgotada. Ainda em 2018, a segunda iteração da tour “Demo Tapes”, uma tour em que Ed e Kate interpretam as canções do disco da forma que foram compostas  (apenas com recurso a guitarra, piano e uma drum machine) esgota salas por todo o país.

Em 2019, a tour de Cherry Domino continua, com destaque para a passagem pelo festival EDP CoolJazz numa noite partilhada com Jessie J, e é lançado o terceiro single do disco: “Highlights”. O ano termina com uma mini-tour exclusiva chamada “Cherry Domino Club” que corre o país de Norte a Sul e que inclui uma passagem pela Alemanha para dois concertos e uma presença no MaMa Festival em Paris.

 

“Cherry Domino”, álbum, 2018

“Highway Moon”, álbum, 2015

“In The Shade”, single com Moullinex, 2014

“Still Your Girl”, single, 2013

“There Must Be A Place”, álbum com We Trust, 2012

“Wintelies”, EP, 2011

Agenda

Atualmente não existem eventos nesta lista

MANAGER
Paulo Salgado
paulosalgado@vachier.pt
+351 967 018 067
+351 214 168 300

BOOKING
Patrícia Pinto
ticha@vachier.pt
+351 936 802 002
+351 214 168 300

Contactos

VACHIER & ASSOCIADOS
PRODUÇÃO DE ESPECTÁCULOS, LDA

Rua Frei Joaquim de Santa Rosa de Viterbo, 15
1600-230 Lisboa - PORTUGAL

Tel: (+351) 21 416 83 00
Fax: (+351) 21 416 83 09

vachier@vachier.pt

MANAGEMENT
Paulo Salgado
paulosalgado@vachier.pt

AGENCIAMENTO
Patrícia Pinto
ticha@vachier.pt

CONTABILIDADE
Cátia Gonçalves
catiagoncalves@vachier.pt

Newsletter

Vachier & Associados
Share This
X